Notícias

Projeto de monitoramento de impactos de plataformas e embarcações sobre a avifauna (PMAVE)

CONHEÇA A ATUAÇÃO DO PMAVE NAS OPERAÇÕES DO CAMPO DE LAPA
Projeto busca tratar e reabilitar aves encontradas nas unidades de perfuração ou produção

Em 2022, foram feitos 26 acionamentos sobre a presença de aves em unidades operacionais para o Campo de Lapa, sendo quatro partir do FPSO e 22 a partir da sonda DS-15. Destas, foi possível capturar apenas as aves observadas no FPSO, mas todas estas vieram a óbito.

O que é o PMAVE?

O Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a AVIFAUNA (PMAVE) tem por objetivo registrar e, sempre que possível, resgatar aves terrestres, que tenham sido trazidas por embarcações de apoio, ou marinhas debilitadas encontradas nas dependências das unidades de perfuração ou produção.

O projeto prevê a captura e o cuidado dos animais a bordo da plataforma até que eles possam ser desembarcados, via helicóptero, e encaminhados para tratamento e reabilitação em terra. 

Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna (PMAVE)

Capsiempis flaveola após a captura no FPSO

Este projeto tem como objetivo registrar ocorrências de aves oceânicas (adaptadas ao meio ambiente marinho) que de alguma forma sejam atraídas para as estruturas das instalações marítimas da Empresa, seja a procura de possível local de pouso, seja a procura de alimento.  

O projeto tem como premissa especificar os procedimentos de captura, coleta e cuidados desses animais a bordo, até o momento de seu transporte para a terra e envio para os Centros de resgate e recuperação de maneira a garantir a segurança e o bem-estar das espécies até que os animais possam voltar ao seu habitat.​ 

Resultados do Projeto: 

  • Em 2018, foram resgatadas 3 aves a bordo do FPSO Cidade de Caraguatatuba
  • Em 2019: foram resgatadas 6 aves a bordo do FPSO Cidade de Caraguatatuba e 4 aves a bordo da DS-9 
  • Em 2021: foram feitos registrados 9 avistagens de aves a bordo da sonda Valaris DS-15, que foram levadas acidentalmente à sonda pelas embarcações de apoio. ​ 
  • Em 2022: Foram registradas 4 avistagens no FPSO Cidade de Caraguatatuba e 22 no navio sonda DS-15