O site Diálogo Total | Lapa é uma ferramenta do Programa de Comunicação Social exigido pelo Licenciamento Ambiental Federal conduzido pelo Ibama. Tem como finalidade apresentar informações sobre as atividades de Desenvolvimento da Produção e Escoamento e de Perfuração Marítima para Desenvolvimento da Produção desenvolvidas pela TotalEnergies EP Brasil no Campo de Lapa.
Localizado no Bloco BM-S-9A, o Campo de Lapa estende-se por uma área de 229,05km², distante 250km de Ilhabela e 270km da barra da Baía de Guanabara, na maior bacia sedimentar marítima brasileira – a Bacia de Santos (vide Figura 1).
Figura 1 – Estudo Complementar para Produção de Lapa | Fonte: TotalEnergies EP Brasil
O FPSO Cidade de Caraguatatuba opera em águas ultraprofundas, em lâmina que varia entre 2.120m e 2.180m, onde ocorre acumulação de óleo pesado, óleo leve e gás não associado em rochas carbonáticas situadas abaixo de uma camada de sal com até dois quilômetros de espessura, conhecidas como pré-sal.
Formada no início do processo de separação entre os continentes sul-americano e africano, há mais de 130 milhões de anos, a Bacia de Santos passou por uma evolução geológica diferente das bacias de Campos (ao Norte) e Pelotas (ao Sul) mas ainda guarda as características de uma bacia sedimentar típica de margem atlântica.
Figura 2 Esquema do Pré-sal | Fonte: Petrobras
Toda a operação da TotalEnergies no Campo de Lapa é feita a partir da Baía de Guanabara. O porto da Brasco e o Estaleiro Mauá (Niterói) e o porto da Brasco Caju (Rio de Janeiro) servem como bases de apoio marítimo. O apoio aéreo é feito a partir do Aeroporto de Jacarepaguá, na Cidade do Rio de Janeiro.
A Área de Influência da atividade, ou seja, a abrangência geográfica onde os impactos diretos e indiretos podem ser indentificados é resumida no Quadro 1, a seguir.
Quadro 1 Quadro resumo da Área de Influência para os Meios Físico, Biótico e Socioeconômico | Fonte: TotalEnergies EP Brasil
A interferência das embarcações de apoio sobre a pesca artesanal dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Magé (RJ) e o repasse de royalties referentes à produção no Campo de Lapa para o município de Ilhabela (SP) foram critérios fundamentais para a definição da Área de Influência. O Quadro 2, a seguir, apresenta, especificamente para o meio socioeconômico, os municípios que fazem parte da Área de Influência das atividades de Produção e de Perfuração
Quadro 2 Quadro resumo da Área de Influência das Atividades de Produção e de Perfuração para o Meio Socioeconômico | Fonte: TotalEnergies EP Brasil
A representação espacial da Área de Influência segue apresentada na Figura 3.
Figura 3 Mapa da área de influência | Fonte: TotalEnergies EP Brasil