Notícias

Pescadores ultrapassam limites seguros para realização de atividades de pesca

Nos últimos seis meses, foram reportados diversos casos de embarcações de pesca que invadiram a área de segurança de 500 metros do entorno do FPSO Cidade de Caraguatatuba, unidade de produção que opera no Campo de Lapa. Dentro dos limites dessa área de segurança, definida pela Marinha do Brasil, a circulação de embarcações não autorizadas é proibida, de modo a garantir a segurança e a integridade dos pescadores, dos profissionais envolvidos na atividade de produção e das instalações de petróleo em alto mar.

Nos encontros realizados no âmbito do PCS, a Total busca alertar as lideranças da pesca industrial sobre os graves riscos associados a esta prática. Alguns exemplos destes riscos são uma possível colisão do barco pesqueiro contra a unidade de produção, a ocorrência de incêndios provocados pela proximidade do barco ao queimador da plataforma, além do risco de explosões pelo uso de produtos de alta inflamabilidade durante as atividades.

Para evitar qualquer incidente, é importante respeitar as orientações da norma da Marinha do Brasil, que restringe a navegação e a pesca em um raio de 500 metros em torno das plataformas de petróleo – salvo para embarcações de apoio às operações. Não cumprir essas regras pode significar o pagamento de multas e até a apreensão da embarcação e de seus responsáveis. Leia mais no box a seguir.