Como é feita a gestão dos resíduos gerados na atividade de produção da Total no Campo de Lapa? De janeiro a abril de 2018, foram recolhidas pouco mais de 50 toneladas de material para descarte provenientes das operações marítimas do FPSO Cidade de Caraguatatuba e das duas embarcações de apoio à unidade.
Os resíduos que vão para reciclagem, como vidro, papel, plástico, metal, lata de alumínio e tetrapak, corresponderam a 30,9% no FPSO e 16,6% nas embarcações de apoio. Já os resíduos que são encaminhados para reaproveitamento (transformação em matéria-prima para a geração de um novo produto) representaram 52,2% no FPSO e 11,5% nas embarcações de apoio. Tambores/bombonas de óleo passam por um processo de descontaminação para serem reutilizados na sua forma original.
Objeto de grande atenção por parte da empresa, a gestão correta dos resíduos faz com que apenas cerca de 10% (6,7 toneladas) do total tenha como destino final os aterros sanitários. A Total orienta e conscientiza seus funcionários ao reuso de materiais, o que contribui com a redução da geração de resíduos nas operações da empresa.