A TotalEnergies EP Brasil informa que, no mês de novembro está previsto o início de uma campanha de recolhimento, remanejamento e instalação de linhas submarinas no Campo de Lapa, Bacia de Santos. São linhas de produção de óleo e de injeção de água/gás, que conectam o FPSO Cidade de Caraguatatuba aos poços, no fundo do mar.
Esta atividade será realizada pelo navio de instalação de linhas Skandi Afrika, com duração aproximada de 04 (quatro) meses. Durante a operação do Skandi Afrika no Campo de Lapa, ele receberá o apoio da frota já atuante na área, que, atualmente, é composta pelas embarcações Siem Atlas, Siem Giant, CBO Endeavour e CBO Energy. Ao longo do período da atividade, a embarcação deverá fazer 02 viagens de ida e volta até o Porto do Açu, no Município de São João da Barra – RJ.
Portanto, solicitamos atenção redobrada das embarcações que venham a trafegar nas proximidades do Campo de Lapa e na rota entre o Campo e o Porto do Açu, durante o período mencionado acima, com o objetivo de evitar incidentes. Ao final de janeiro, a embarcação retornará para a Baía de Guanabara.
Reforçamos que de acordo com a Norma NORMAN 08/DPC, da Diretoria de Portos e Costas, “nenhuma embarcação poderá pescar, navegar ou se aproximar a menos de 500 metros das plataformas de petróleo, incluindo o seu dispositivo de embarcações (plataforma/FPSO/FSU, aliviador e rebocador). Exceção é feita às embarcações que estão prestando apoio marítimo às plataformas, que poderão navegar e operar a menos de 500 metros desse dispositivo, permanecendo a proibição à pesca”.
A aproximação de embarcações não envolvidas diretamente nas atividades desenvolvidas pela Unidade Marítima pode ocasionar incidentes ou acidentes, tais como choque da embarcação de pesca contra a plataforma, incêndios na Unidade Marítima, danos às instalações submarinas, interferência nas operações do heliponto e risco à segurança dos mergulhadores que podem estar trabalhando no entorno da Unidade.
A TotalEnergies EP Brasil ressalta que mantém disponível seu Canal de Comunicação com o público, o “FALE COM A TotalEnergies”, operando através do telefone 0800-727-9098 (a ligação é gratuita, inclusive de celular) ou do e-mail socioambiental.totalbrasil@totalenergies.com. Por meio desses canais a TotalEnergies recebe e esclarece dúvidas, queixas e, ou, sugestões das comunidades.