O Projeto de Comunicação Social (PCS) da Total começou em março de 2018 com uma visita da equipe da Total às instituições ligadas à cadeia produtiva da pesca na Baía de Guanabara.
Nesta primeira campanha de campo, foram ouvidas 14 entidades ligadas à pesca artesanal, sendo sete colônias e cinco associações, além das duas federações que as representam. As lideranças do setor foram receptivas às equipes do PCS da Total, possibilitando um importante diálogo, não apenas sobre a atividade no Campo de Lapa e o andamento dos programas relacionados ao licenciamento ambiental, mas também sobre as dúvidas e expectativas da categoria em relação ao futuro da atividade. Todos os entrevistados se mostraram bem informados e atentos à situação atual e dispostos a construir parcerias com as empresas e o poder público na busca por alternativas que garantam sobrevida à pesca artesanal.
O PCS da Total volta a campo em julho para uma rodada de encontros ampliados com toda a cadeia produtiva da pesca, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e troca permanentes com o setor.