Veja como foi o simulado do dia 22/10, feito pela primeira vez em ambiente virtual
A TEPBR realizou, no dia 22 de outubro, seu exercício anual de preparo para resposta à emergência, simulando um caso de derramamento de óleo no mar. Devido à pandemia de Covid-19, o exercício foi realizado pela primeira vez em ambiente virtual, através da plataforma MS Teams, respeitando as regras de isolamento social estabelecidas pelas autoridades sanitárias.
O simulado contou com a participação de mais de 40 pessoas, entre integrantes do time de gestão de emergências da empresa, observadores internos e representantes do IBAMA, que atuaram como avaliadores do exercício.
A situação simulada foi um vazamento de óleo proveniente de uma operação de transferência de petróleo entre o FPSO Cidade de Caraguatatuba e um navio tanque no Campo de Lapa. Ao longo do exercício, como resposta ao acidente simulado, o time de gestão de emergência da TEPBR coordenou o lançamento no mar dos equipamentos Current Buster 6, utilizado para a limpeza de óleo, e Derivador, que rastreia o deslocamento do óleo sob a influência das correntes marítimas.
A condução de um simulado totalmente virtual impôs desafios para a sua organização, uma vez que foi necessário assegurar que o distanciamento dos participantes não impactasse a comunicação e a interação entre as diferentes seções de trabalho (Operações, Planejamento, Logística, etc.), bem como o registro correto das informações.
“Mesmo diante de todos os desafios impostos, o simulado foi um sucesso. Todas as metas operacionais estabelecidas para o exercício foram alcançadas e as autoridades que tiveram a oportunidade de acompanhá-lo elogiaram a forma de condução do simulado.” Explica Pablo Gimenez, do departamento de HSE, quem coordenou a condução do exercício na TEPBR.
Parabenizamos toda a equipe envolvida neste evento, mostrando, com este trabalho, a boa aplicação na prática dos nossos valores: #safety, #respect for each other, #pioneer spirit, #stand together #performance minded.