Notícias

Total finaliza Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA) no Campo de Lapa

No primeiro trimestre 2020, a Total finalizou a atividade de avistagem iniciado em junho de 2019 no Campo de Lapa. As avistagens aconteceram a bordo da sonda DS-9 contratada pela Total e fazem parte do Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA) que tem como objetivo principal verificar a influência das atividades realizadas pela Total sobre o ecossistema marinho e costeiro. Durante os quase 9 meses de observação, foram contabilizadas 2.285 horas em 282 dias de monitoramento.

O grupo com o maior número de avistagens foi o de peixes, com 178 registros (46%), seguido pelo de aves marinhas, com 18 registros (41%), mamíferos marinhos, com 47 (12%), e tartarugas marinhas, com apenas 2 registros (1%) em 2019. As aves avistadas foram Fragatas, Albatrozes e Pardelas. Com relação aos mamíferos marinhos foram registradas tanto espécies maiores, como a Baleia-jubarte e o Cachalote, quanto menores, como a Baleia-piloto e golfinhos de várias espécies; as tartarugas registradas são da espécie Cabeçuda.

O estudo realizado mostrou que o comportamento desses animais não sofreu nenhum tipo de alteração em decorrência da atividade de perfuração na área, sendo identificado apenas o efeito de sombreamento, causado pela presença física da sonda.

Em setembro de 2020 serão entregues ao IBAMA, além do relatório final de perfuração do Projeto de Monitoramento Ambiental (PMA), os relatórios do Projeto de Educação Ambiental dos Trabalhadores (PEAT), do Projeto de Comunicação Social (PCS) e do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Perfuração do Campo de Lapa (PGRAP).