A atividade de Exploração e Produção de petróleo envolve operações de alta complexidade que demandam medidas de prevenção e um grande foco em preparação por parte das empresas que atuam no setor. O Plano de Emergência Individual (PEI) tem papel importante nessa preparação, pois é um documento que reúne as principais ações de resposta a emergência que a empresa deve executar num eventual incidente durante a operação. Ele é exigido por lei e faz parte do processo de licenciamento ambiental.
A Total possui um PEI para a atividade de produção do FPSO Cidade de Caraguatatuba, unidade que opera no Campo de Lapa, e realiza periodicamente simulados de emergência para treinar seus colaboradores e avaliar sua estrutura de resposta. O PEI é elaborado em três fases: na primeira, todos os eventos que podem provocar derramamentos de óleo no mar são identificados; na segunda, os impactos destes possíveis eventos são avaliados; e na terceira, as estratégias de resposta a estes eventos são definidas.
Entre as principais medidas do PEI do Campo de Lapa, destacamse os métodos de contenção e recolhimento de óleo, no caso de um eventual vazamento, realizados com o apoio de duas embarcações que se revezam no entorno do FPSO em alto mar, de modo a garantir uma resposta imediata em caso de incidente. Além desses recursos, a Total possui acordos com empresas brasileiras e estrangeiras para cooperação na mobilização de equipamentos e pessoas, em caso de necessidade.
Após a realização de diversos exercícios simulados com a participação de uma equipe de mais de 20 pessoas, entre colaboradores da empresa e prestadores de serviço, a Total realizou em maio deste ano o seu primeiro simulado de resposta a emergência oficial como operadora do Campo de Lapa.
Representantes do Ibama, da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e da Marinha do Brasil estiveram presentes no simulado, atuando como observadores, e puderam avaliar o desempenho da empresa e identificar possíveis melhorias.
Como continuidade do seu trabalho de prevenção, a Total continuará realizando exercícios simulados periódicos de modo a manter suas equipes treinadas e o seu PEI estruturado para ser colocado em prática na eventualidade de um incidente.